sexta-feira, 27 de maio de 2011

Lema desejado para a turma

Nada de pânico!
      O Dorin, a Catarina, o António, a Maria Inês e a Margarida perderam-se na floresta.
      Há 3 horas que procuram o lugar de encontro com os seus pais. Após um momento de pânico, o Dorin propõe:
      «Vamos ter calma. Não chegaremos a lado nenhum esta noite, vamos ficar cansados de tanto andar e acabaremos por esgotar as forças sem podermos fazer abrigo. Acho que é melhor parar.Mas não tenho nenhuma ideia sobre o que é preciso fazer para passar bem a noite.»
      «Eu sei, disse a Catarina. Nos campos de férias,aprendi coisas para sobriviver na montanha, isso pode-se aplicar aqui:
      Uma fogueira, umas trincheiras, um abrigo baixinho e deitamo-nos encostados uns aos outros.»
      «E eu que trago sempre um isqueiro e uma navalha suíça, ao menos hoje isso vai servir!» disse o António. A Margarida, que anda numa escola de circo, sabe muito bem trepar às árvore: «Eu subo e parto uns ramos; fazemos um abrigo seguindo os conselhos da Catarina.»
      O pai da Maria Inês é farmacêutico.
      A Maria Inês aprendeu com ele a conhecer os cogumelos que são comestíveis: «Eu vou tentar encontrar alguns, para não morreremos à fome.» Ela acha que ouviu um barulho de água. Talvez possa encher o cantil.
      Juntando as suas DIFERENÇAS, eles vão com certezas conseguir. Cada um sabe coisas ou tem qualidades que se acrescentam às dos outros. E o resultado é melhor.É evidente que os 5 são mais fortes do que cada um em separado.


             Na aula de Formação Cívica trabalhámos este texto retirado do livro "Filosofia para Crianças" e consideramos que este seria o lema desejado para a turma, visto nem sempre funcionamos como uma equipa o que tem criado alguns problemas.

Sem comentários:

Enviar um comentário